Siga-nos

icon-fbicon-yt

slogan-blog

Especialistas em Perda de Gordura e Tonificação Muscular

SUPLEMENTAÇÃO – TODA A VERDADE (parte 1)

 

fit_man_drinking_nobackAinda existe muito preconceito em relação à suplementação. Grande parte das pessoas pensa que são drogas que os atletas utilizam para obter melhores marcas e que os “brutamontes” dos ginásios utilizam para ficar com aqueles músculos enormes. De facto a suplementação não tem nada a ver com drogas. É importante diferenciar suplementos alimentares de esteróides anabolizantes. Suplementos alimentares não são mais do que produtos que contêm os mesmos nutrientes dos alimentos mas de forma concentrada. Já os esteróides anabolizantes são drogas sintéticas. Quando os atletas são apanhados com doping, isso não é efeito de suplementação mas sim o efeito de determinadas drogas que tomam para aumentar a sua performance e isso, é tudo menos saudável.

 

O Conselho Federal de Nutrição (2005) define suplementos alimentares como “alimentos que servem para complementar, com calorias e/ou nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, em casos onde sua ingestão, a partir da alimentação, seja insuficiente ou quando a dieta requer suplementação”.

 

 

Existem muitos estudos recentes de grandes investigadores na área de nutrição, que alertam para a necessidade das populações urbanas tomarem suplementos (concentrado de vitaminas e/ou minerais, hidratos de carbono, proteínas ou até gorduras – ómegas). Essas investigações justificam a necessidade de consumo de suplementação por parte das populações urbanas, devido a:

 

  • Os solos estão empobrecidos devido às culturas intensivas e à extinção da rotação de culturas.
  • Processamento dos alimentos e elevados períodos de conservação destes.
  • Dietas carenciadas em nutrientes vitais.
  • Stress e exercício físico.
  • Consumo regular de fármacos (ex: contraceptivos).
  • Tabaco, álcool, poluição de diversa origem entre outros factores.

 

Há bastantes anos atrás, o uso de suplementação poderia não ser tão necessário, mas hoje em dia os tempos são outros e os alimentos já não são aquilo que eram. Os alimentos que comemos no nosso dia-a-dia, comparativamente aos alimentos que por exemplo os nossos bisavós comiam, carecem de bastantes nutrientes que o nosso organismo precisa para funcionar a 100%.

 

Escreve o teu comentário em baixo e vê a continuação deste artigo aqui  - Suplementação - Parte 2!!

 

Empenhados no Teu Sucesso

Ricardo Vidal/Luís Pedro

PESOCERTO

915904499

www.pesocerto.com.pt

 

Comentar


Código de segurança
Actualizar

Pesquisa

Por Data

Powered by mod LCA